Close

Perna de pato confitada com ratatouille

por Goumets Amadores

Ingredientes:
2 pernas de pato
2 raminhos de tomilho
1 raminho de alecrim
250 gordura de pato
50 ml vinho branco seco
3 grãos de pimenta preta, esmagados 
2 colheres (sopa) sal marinho

para o ratatouille:
1 beringela, cortada em cubos
2 curgetes pequenas, fatiadas
1 pimento vermelho, em cubos
3 tomates maduros, picados (ou 200 g de tomate em lata)
1 cebola média, picada
1 dente de alho, picadinho
2 colheres (chá) folhas de tomilho
2 colheres (sopa) azeite
1 pitada de açúcar
sal e pimenta preta moída na altura

microvegetais Life in a Bag, para servir

Preparação:
Prepare as pernas de pato no dia anterior. Misture o sal, a pimenta e as ervas numa tigela. Esfregue as pernas com esta mistura e tape. Reserve no frigorífico até ao dia seguinte.

Coloque a gordura de pato num tacho onde caibam as pernas uma ao lado da outra (o mais pequeno possível) e deixe derreter. Retire o sal das pernas de pato com papel de cozinha. Disponha-as no tacho e acrescente um pouco mais de gordura se necessário para as pernas ficarem cobertas. Adicione o vinho branco. Corte uma rodela de papel vegetal e abra um orifício ao centro. Ponha sobre a gordura. Baixe o lume. O pato deve cozinhar lentamente sem que a gordura ferva (não mais do que algumas bolhas de ar). Cozinhe durante cerca de 2 horas ou até a carne sair do osso com uma pequena pressão.

Entretanto prepare o ratatouille. Numa frigideira, aqueça o azeite, junte a cebola e o alho e adicione a beringela. Quando esta estiver ligeiramente cozinhada, junte as curgetes e o pimento e deixe cozinhar 2 minutos. Por fim, acrescente os tomates, o açúcar e as ervas, tempere com sal e pimenta preta moída na altura. Deixe apurar 10-15 minutos.

Para finalizar o pato, escorra e coloque numa frigideira antiaderente com a pele para baixo (e sem mais gordura). Deixe corar 5-8 minutos até estar dourado. 

Sirva sobre o ratatouille e adicione alguns microvegetais.

  
Hinterlassen Sie einen Kommentar