Close

Pizza de Cogumelos e Queijo Nisa

por Clavel's Cook
Massa de pizza 
(receita adaptada do livro Jamie Oliver Cozinha em Itália)

Ingredientes para a massa (serve 6 a 8 bases de pizza tamanho médio):

800g de farinha trigo
200g de farinha de milho
1 c. chá de sal grosso
14g de fermento seco
1c. de sopa de açúcar amarelo
650ml de água morna

Preparação da massa:

Junte as farinhas e o sal. Faça um monte com as farinhas e abra um buraco no meio com cerca de 18cm. À parte junte a água morna com o açúcar e o fermento. Irá fazer uma reacção engraçada, tipo água com gás, deixe repousar um pouco e depois coloque esse preparado no buraco da farinhas. Vá envolvendo tudo com a ajuda de um garfo. Faça movimentos circulares com o garfo para trazer lentamente a farinha das bordas para o centro e misture-a com a água. Vai parecer uma papa cheia de grumos. Continue a mexer, juntando a farinha toda. Quando a massa estiver dura demais para continuar a usar o garfo, polvilhe as mãos com farinha e comece a dar-lhe forma de uma bola. Amasse a bola, rolando para trás e para a frente, e puxando com a mão esquerda para puxar a massa para si e a mão direita para a esticar para longe de si, ao mesmo tempo. Repita estes movimentos durante 10 minutos até ter uma massa leve e elástica, e muito músculo nos braços! eheh

Polvilhe com farinha a parte de cima da massa e cubra com película aderente e deixe repousar cerca de 15 minutos à temperatura ambiente.  Divida a massa nas quantidades que quiser, pizzas pequenas, médias ou grandes. Eu fiz de vários tamanhos. Esta é com uma massa de tamanho pequeno (individual) e depois fiz outros tamanhos, deu-me para 6 massas. Depois estendi todas e enrolei-as em película aderente e guardei no frigorífico. O Jamie sugere fazer de outra forma, mas como quero usar já no dia seguinte, fiz desta forma. Mas podem fazer como ele sugere, fazer as bolas do tamanho que querem, colocar uma pitada de azeite na película aderente, achara a bola e colocar sobre o azeite, tapar com a película e guardar. Quando quiserem usar a massa basta estendê-la.

Cobertura da pizza

Ingredientes:

1 queijo mozzarela fresco
1/2 chávena de cogumelos shiitake secos
2c. de sopa de pasta de cogumelos, azeitonas e trufas (este)
Folhas de rúcula selvagem fresca
Microvegetais de beterraba - Comprar
Queijo nisa q.b.
Azeite extra virgem

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Depois da massa estar bem estendida barre-a com a pasta de cogumelos e trufa. Distribua o queijo mozzarela fresco. Numa tacinha demolhe os cogumelos secos. Escorra bem a água e coloque os cogumelos na massa. Leve ao forno por 20 a 30 minutos, ou até a massa estar dourada. Retire do forno e coloque a rúcula e os microvegetais. Parta pedacinhos muito pequeninos do queijo nisa e distribua por cima. Seja generoso, o queijo fica maravilhoso. Regue a pizza com um fio de azeite e sirva.
  
Deja tu comentario