keyboard_arrow_up

Está na hora de começar a cultivar a sua horta em casa!

Não tem quintal ou jardim, mas deseja muito ter uma horta? Temos a solução para si, só precisa de cantinho na varanda ou a sua própria cozinha, para ser um agricultor de sucesso!

Horta em casa

Hoje em dia, ter uma horta em casa nunca foi tão fácil! Termos os vegetais ou ervas aromáticas frescas e prontas a colher quando necessitamos, é bastante gratificante e tudo fica com muito mais sabor.

O facto de ter uma horta em casa, ajuda a alterar os hábitos alimentares, passamos a fazer refeições mais saudáveis, economizamos nas compras e podemos até melhorar o nosso bem-estar e o ambiente.

Numa varanda ou mesmo dentro de caso junto a uma janela, podemos ver crescer salsa, coentros, tomates, alfaces, cenouras, rúcula e muitas outras variedades. Podemos cultivar em vasos, floreiras ou estruturas verticais, das mais simples às mais complexas, utilizando estruturas pré feitas ou reciclando garrafas. A imaginação é o limite.

Se anda seriamente a pensar em ter a sua horta, seja na cozinha ou na varanda, deve ter em conta algumas dicas:

Escolher o local: Antes de tudo é preciso escolher o local que horta ocupará. Uma janela, uma estante, uma varanda? Tem de receber sol pelo menos 4 horas por dia, ser arejado mas sem muito vento. A luz é essencial para as plantas.

Prepara o solo: Escolher um bom substrato, de preferência orgânico e adequado ao que se cultivar.

Onde e o que cultivar: Pode escolher simples vasos, floreiras ou estruturas verticais. Opte por ervas aromáticas ou hortícolas de pequenas dimensões, como alfaces, coentros ou tomates cereja. Se nunca cuidou de uma planta o manjericão é uma óptima escolha. Antes de colocar o substrato, deve encher o fundo do vaso com bolas de argila para ajudar na drenagem.

Quando regar: Verifique com o dedo se a terra está húmida e apenas deve regar se a terra estiver seca. Tenha em consideração, que regar demais pode ser tão prejudicial como não regar.

Cuidados a ter: Se aparecerem folhas velhas, secas ou apodrecidas retire-as. Elas são a porta de entrada para o enfraquecimento da planta.

Existem no mercado várias soluções que ajudam a ter a sua horta em casa, sem complicações, mesmo para quem não percebe nada de agricultura.

Saquinhospotes em cortiça ou um bloco também em cortiça, que permite fazer um jardim vertical na sua cozinha ou varanda sem ter que fazer furos, são alguns dos produtos desta marca. Tudo está incluído (substrato, bolas de argila, sementes biológicas e instruções) para que não tenha de se preocupar em comprar mais nada, nem com a falta de jeito para as plantas.

Commentaires

Laissez votre commentaire